quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Eu hoje sou Vénus, a deusa do amor, sou filha do Céu e da Terra. Conta-se que eu, logo após o meu nascimento, fui arrebatada para o céu, em grande pompa, pelas deusas Horas, que presidiam às estações, e todos os deuses a acharam tão formosa, que me designaram deusa do amor . Foi Vulcano que me recebeu por mulher, por ter forjado os raios com que Júpiter combateu os Gigantes, que queriam apoderar-se do céu. Mas eu, não posso suportar o meu marido pela sua grande fealdade, entregou-se à vida dissoluta e tive muitos amantes, entre os quais Marte, deus da guerra. Vulcano, que me surpreendeu com Marte, cercou o lugar com uma rede invisível e convocou todos os deuses para que presenciassem o espetáculo. Eu também desposei Anquises, príncipe troiano, de quem teve Eneias, que, já homem, partiu com uma grande armada para a Itália, para aí fundar um novo império. Eu presidia a todas as festas de prazer e divertimento, sempre acompanhada das três Graças. Representa-se geralmente com Cupido, seu filho, sobre um coche puxado por pombos ou por cisnes.

Sem comentários:

Enviar um comentário